Treino Hiit

Você já ouviu falar no treino Hiit? É uma modalidade bastante eficiente para queimar gordura corporal, focada em exercícios aeróbicos. Abaixo exploraremos o assunto.

O que é treino Hiit?

Hiit é a abreviação de quatro palavras da língua inglesa: High Intensity Intermittent Training. Em português, estas palavras significam Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. Simplificando: é um treino da moda, realizado de forma rápida, e que elimina bastante gordura corporal.

Treino Hiit

Treino Hiit para iniciantes

Se você não pratica atividades físicas, mas ficou interessado nesta modalidade de exercícios, preste atenção no que iremos explicar agora.

Os intervalos de alta intensidade são variados, podendo atingir de cinco segundos a oito minutos. As atividades aeróbicas devem ser feitas com 80 a 95% da frequência cardíaca máxima de uma pessoa e o repouso ativo deve contemplar de 40 a 50% desta capacidade.

Os intervalos de alta intensidade devem ser realizados com intervalos de descanso ativo ou absoluto, até que o tempo total seja de 20 a 60 minutos, contando também o período de aquecimento.

Para que iniciantes possam praticar treino Hiit, sugere-se que treinam um preparo físico básico, especialmente se forem pessoas sedentárias. Assim, desenvolve-se resistência muscular, diminuindo o risco de lesões.

Preparo físico básico

Este preparo físico básico, para sair do sedentarismo e iniciar suas atividades do treino Hiit com segurança, pode ser feito com a realização de exercícios aeróbicos durante três a cinco vezes na semana, de 20 a 50 minutos por dia. Devem-se praticar estas sessões por algumas semanas, com intensidade moderada a forte.

No início os intervalos de descanso podem ser absolutos, mas recomenda-se que, com o passar do tempo, se tornem ativos.

Como praticar o treino Hitt

Para melhor realização das atividades, indica-se a procura por uma academia ou um treinador. Ele elaborará o treino adequado para o praticante, intercalando exercícios de baixa e alta intensidade.

Para você entender como funciona o treino Hiit, tomaremos como exemplo uma sequência de 15 segundos com exercícios de alta intensidade, mais 60 segundos com atividades de baixa intensidade.

A baixa intensidade poderá conter exercícios como: correr de forma vagarosa, sem sair do lugar (trote); fazer abdominais lentamente; andar em círculos. Eles deverão ser realizados na parte do descanso ativo.

Um dos movimentos sugeridos acima poderá servir também como aquecimento (inicial no treino). Para desaquecer (final do treino), recomenda-se correr no lugar por um minuto, diminuindo a velocidade até parar totalmente.

Os exercícios de alta intensidade do treino Hiit são variados, e cada um pode trabalhar grupos musculares diferentes. Portanto, devem ser escolhidos de acordo com os seus objetivos. Quanto mais rápidos forem feitos, mais gordura o atleta queimará.

A intensidade deve ser vigorosa nesta etapa, sendo difícil de executar mesmo para pessoas com bom condicionamento físico. Porém, é preciso exercitar-se dentro dos seus limites. Não exagere no início!

Sequência do treino

O treino Hiit acima pode ser feito da seguinte forma:

1) um minuto de aquecimento;

2) quinze segundos de um exercício de alta intensidade (ex: pular corda);

3) descanso ativo, um minuto;

– repetição por quatro vezes das etapas dois e três.

4) quinze segundos de mais um exercício de alta intensidade (ex: bicicleta ergométrica);

5) um minuto de descanso ativo;

– etapas 4 e 5 repetidas quatro vezes;

6) um minuto de desaquecimento.

O treino Hiit exemplificado acima, para gerar resultados, deve ser seguido por no mínimo quatro vezes na semana.

Também em Dietas vip

Leave a Reply