Treinamento funcional emagrece?

Treinamento funcional é uma prática esportiva que tem conseguido mais adeptos a cada dia. A atividade é excelente para quem não gosta de monotonia, porém exige acompanhamento profissional. Mas, será que é possível emagrecer com o treinamento.

treinamento funcional

Benefícios do treinamento funcional

O treinamento funcional é uma atividade divertida, sem tédio, que pode ser feita ao ar livre. O melhor é que é possível queimar até oitocentas calorias por aula!

São vários tipos de exercícios. São tantos que você pode treinar um diferente a cada dia e não irá repeti-los por um ano! Este treinamento é bastante dinâmico: você consegue completar seu treino na metade do tempo que destinaria a ele em uma academia.



Com o treinamento funcional você melhora seus movimentos, facilitando as atividades cotidianas. Ou seja, fica mais fácil agachar, pular, levantar, empurrar e saltar. Além disso, seu desempenho nas atividades físicas será melhorado, assim como sua capacidade cardiovascular.

O treinamento ainda fortalece tendões e articulações, também prevenindo lesões musculares. É uma atividade excelente para fortalecer o corpo todo e melhorar a coordenação motora.

treinamento-funcionalMas o que é treinamento funcional?

São exercícios que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo. São diferentes da musculação, que atua em grupos musculares isolados. Eles levam em consideração os movimentos cotidianos, diferindo das atividades feitas em academia, que priorizam o ganho de massa muscular.

Todos podem praticar?

Por ser uma atividade tão benéfica, é recomendável que todos pratiquem. Correto?

Em partes, porque algumas pessoas possuem restrições quanto à prática de exercícios físicos. É indicado procurar um médico, que fará uma avaliação de saúde e aprovará ou desaconselhará a prática de atividades físicas como o treinamento funcional.

Caso a pessoa esteja apta, o próximo passo é procurar um local especializado neste tipo de exercício. Lá ela encontrará um profissional capacitado, que fará um acompanhamento das atividades e garantirá a prática correta.

Mais uma dica: um pouco antes das aulas de treinamento funcional, é aconselhável ter uma refeição completa, nunca fazendo os exercícios em jejum ou de estômago vazio. O alongamento também é indicado, pois aquece o corpo e facilita os movimentos.

Onde posso fazer o treinamento?

Engana-se quem acha que só é possível fazer os exercícios nas academias. Lá também há aulas, mas elas podem ser feitas em casa, na praia, em praças, parques, onde você desejar!

Corpo de 21 é um treinamento funcional – funciona e é ótimo para quem quer emagrecer e você pode fazer a partir de casa.

Que tipo de exercícios é feito no treinamento funcional?

O treinamento funcional é uma atividade feita em circuito, ou seja, você deve seguir uma ordem predeterminada de exercícios, até que atinja o final da sequência estipulada. As séries dentro destes circuitos são intensas, para compensar a falta de carga.

Inicialmente, o exercício possui um circuito composto por séries de cinco exercícios.

Como citamos anteriormente, são muitas as atividades que podem ser aplicadas no treinamento funcional. Porém, para você ter uma noção, citaremos algumas:

– flexão de braço

– agachamento frontal

– prancha

– abdominal

– pular corda

– corrida

– levantamento terra

– agachamento unilateral

– desenvolvimento de ombros

– elevação lateral de ombros

Os exercícios  podem contar também com acessórios, como, halteres, corda, barras, elásticos, cones, bolas, etc. Como você pode notar, algumas atividades acima pedirão estes equipamentos.

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Treinamento funcional emagrece?

Devido à alta intensidade exigida na realização dos exercícios físicos, é possível emagrecer com treinamento funcional, desde que se faça uma alimentação balanceada. Porém, este não é o principal objetivo da atividade.

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