Tipos de dieta Low Carb

A dieta Low Carb é conhecida pela baixa ingestão de carboidratos, além do controle no consumo de proteínas e gordura, visando uma alimentação saudável com redução de peso. Porém, existem vários tipos desse regime, que serão explorados abaixo.

Dieta Atkins

Uma das dietas mais conhecidas atualmente foi criada na década de 70 pelo doutor Robert Atkins, quando ele desejava emagrecer. A dieta elaborada pelo médico consiste em quatro fases:

– indução: com alta restrição de carboidratos, sendo permitido o consumo diário de 20 gramas, com duração frequente de duas semanas, podendo ser estendida;

as próximas três fases incluem o carbo gradativamente, sendo os de baixo índice glicêmico priorizados, tendo perda de peso até a última fase.

Assim, não se obtém o efeito sanfona, consolidando o emagrecimento. Contudo, essa dieta é alta em gorduras, então pode ir contra as diretrizes nutricionais.

tipos de dieta low carb

Dieta Paleo

Muitos se tornaram adeptos da dieta Paleo. Você sabia que ela é um dos tipos de dieta Low Carb?

Devido à crença de que nós devemos comer de modo semelhante aos nossos ancestrais da Era Paleolítica, esse regime preza o consumo de frutas, raízes, vegetais e carnes. Então, o consumo de grãos e leguminosas está proibido, assim como produtos industrializados, alimentos que contenham trigo e açúcar. Algumas vertentes proíbem inclusive leite e seus derivados. Ela é indicada tanto para quem busca uma alimentação mais saudável, natural, quanto para quem deseja emagrecer. No último caso, os carboidratos não devem ser consumidos, mesmo os do tipo bom.

quatro dietas low carb

Dieta Cetogênica

Outra vertente da dieta lowcarb é a dieta cetogênica. Seu nome se deriva do processo chamado Cetose, ou seja, quando há baixíssimo consumo de carboidratos (de 20 a 30 gramas por dia). Ao atingir esse estado, o organismo transforma gordura em energia, já que não há glicose para essa reação.

A dieta cetogênica surgiu no tratamento para portadores de epilepsia, quando a melhora clínica foi acompanhada de perda de gordura. Estudos a associam ao tratamento de câncer, como auxiliar no combate à doença. Contudo, é importante informar que não é necessário provocar Cetose para emagrecer. Uma baixa ingestão de carboidratos já pode surtir o efeito desejado, principalmente porque essa dieta restringe bastante as opções alimentares.

dieta paleo é low carb

Slow Carb

O último dos tipos de dieta Low Carb possui nome muito parecido, apenas colocando-se o S na frente: Slow Carb. Ela se tornou famosa pela publicação do livro de Timothy Ferriss, 4 Horas Para o Corpo, que também a criou. Na dieta Slow Carb, é possível comer leguminosas e carboidratos de baixo índice glicêmico, acompanhados de alguns vegetais. O regime também recomenda o consumo dos mesmos alimentos, não beber líquidos calóricos, não comer frutas, e ter um dia do lixo de vez em quando, necessariamente.

dieta low carb é cetogênica

Quatro vertentes

Como você pôde perceber, são quatro as vertentes da dieta Low Carb, cada uma com suas especificidades, que se apresentam como semelhanças e diferenças entre si. Cabe a você escolher o tipo que mais se adequar ao seu perfil, já que ela poderá ser praticada a longo prazo.

Também em Dietas vip

Leave a Reply