Quantidade de sal por dia na dieta Dukan

O uso do sal deve ser bem restrito durante a Dieta Dukan. O excesso de sal causa retenção de líquidos e inchaço. Estes são apenas 2 pontos negativos sobre a ingestão do sal. Nesta oportunidade vamos esclarecer por que o sal é essencial à saúde e quais são os reais riscos do seu consumo exagerado.

Quando estamos fazendo uma dieta na qual a intenção é perder peso de maneira rápida, a alta quantidade de sal por dia pode ser um ponto negativo. Aproveite o período em que você está se dedicando a dieta para reduzir o consumo de sal, assim você vai fazer uma restrição alimentar de forma correta.

Controlando a quantidade de sal por dia

  • Toda mudança que causa o desiquilíbrio da quantidade de sal no organismo afeta diretamente a retenção de líquidos no corpo.
  • O sal também ajuda a regular as passagens de líquidos e de substâncias pela membrana das células, mantendo assim a pressão osmótica delas.
  • O sal é um dos responsáveis diretos pela transmissão de impulsos nervosos e relaxamento muscular.

quantidade de sal por dia

Quais os malefícios de uma alta quantidade de sal por dia?

  • Retenção de líquidos corporais;
  • Inchaço;
  • Pedras nos rins;
  • Falência renal;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Infarto do miocárdio;
  • AVC -> Acidente Vascular Cerebral.

Além de cuidarmos do sal no preparo dos alimentos, se faz necessário ficar atentos aos alimentos industrializados, pois estes são os vilões em teor de sódio.

É muito importante criar o hábito de verificar os rótulos dos alimentos industrializados para saber a quantidade de sódio que você esta ingerindo.

Como evitar o consumo exagerado de sal de cozinha?

  • Use menos sal no preparo dos alimentos;
  • Confira a quantidade de sódio na embalagem dos alimentos industrializados;
  • Não coloque mais sal nos alimentos prontos;
  • Evite os enlatados, embutidos e conservas;
  • Evite o consumo de molhos e temperos industrializados;
  • Tire o saleiro da mesa de uma vez por todas;
  • Evite os famosos “salgadinhos” e também os tira gostos que já vêm preparados com sal, como: amendoins e castanhas.
  • Opte por temperar os alimentos com ervas aromáticas e azeites.

Na fase de emagrecimento o problema maior é que as pessoas estão acostumadas com seu uso, deixando o paladar praticamente viciado com o sabor realçado pelo sal. Então mesmo durante a dieta não abrem mão do seu consumo exagerado, desta maneira acontece à retenção de líquidos e o inchaço.

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