Pode comer salsicha na dieta Dukan?

A pergunta que não quer se calar é: Pode comer salsicha na dieta Dukan? Eu não vou falar nada para não abrir polemicas, mas você mesmo lerá o artigo e julgará se pelo menos essa salsicha processada fará bem a sua saúde, independente de poder ou não ser consumida na dieta Dukan. Leia o artigo e se espante!

Eu aconselho você a fazer uma salsicha caseira para consumo, será muito mais saudável e higiênico, melhor que esses produtos processados e fedidos. Vamos ver então como é feita:

Salsicha industrializada como você é feita?

Normalmente, na produção da carne, ainda sobra uma boa quantidade de cartilagem, gordura e miudezas, depois de remover bifes, costeletas, peitos, coxas e lombos. Há muito tempo, percebeu-se que isso poderia ser bem empregado em outros produtos, e um deles é a salsicha, um clássico entre as carnes pré-cozidas e processadas. Veja como ela é feita.

pode comer salsicha na dieta dukan

Aparas

O NHDSC, conselho nacional de salsichas e linguiças dos EUA, diz que as salsichas, quer sejam de carne suína, bovina começam com “aparas”. A palavra é propositadamente vaga, porque essas aparas podem ser de tudo.

De acordo com a FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura), das Nações Unidas: “os materiais de carne crua usados para produtos pré-cozidos são aparas musculares de baixa qualidade, tecidos gordurosos, carne da cabeça, patas de animais, pele de animal, sangue, fígado e outros subprodutos comestíveis do abate”.

Pré-cozimento

Por causa do processo de abate, as sobras empregadas em salsichas muitas vezes trazem uma boa quantidade de bactérias. O pré-cozimento ajuda a eliminá-las, e tem a vantagem de auxiliar a separar os músculos, gordura e tecidos conjuntivos dos ossos da cabeça e  patas. Isso também facilita o manejo desses subprodutos.

Devido aos diferentes tamanhos e tipos de carcaças, existem diferentes tempos de pré-cozimento para diferentes animais e partes. Tipicamente, isso é feito em temperaturas entre 65ºC e 90ºC.

Produção

Para a maioria das salsichas, o processo de produção é o mesmo. Primeiro, aparas de carne bovina ou suína são moídas em uma máquina e extraídas por um equipamento que parece uma peneira de metal, até parecer hambúrguer de carne moída. Nesse momento, são adicionadas as aparas moídas de galinha (se houver), e a mistura é combinada (ou emulsificada) até virar uma massa de carne.

Agora adiciona-se sal, especiarias e amido, junto a um pouco de água e xarope de milho ou outro adoçante. No final do processo, adiciona-se mais água para levar a massa à consistência adequada.

A seguir, a carne emulsificada é bombeada para os invólucros da salsicha, normalmente feitos de celulose. As cadeias de salsichas são penduradas em prateleiras e totalmente cozidas em um defumador. Às vezes, acrescenta-se fumaça de madeira de lei, para dar um sabor defumado de churrasco ou bacon. Depois, as salsichas são lavadas em água fria e salgada. Então, se forem usados invólucros de celulose, elas passam por um descascador para removê-los. Algumas salsichas usam tripas naturais como invólucros – são o intestino limpo e processado de um animal. Nesse caso, o invólucro não é retirado.

Um novo relatório feito pelo Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável (PCRM) diz que a carne processada em cachorros quentes carrega um risco de câncer tão grande quanto o de cigarros, de acordo com o USA Today.

Pode comer salsicha na dieta Dukan? Não coma salsicha industrializada!

Salsicha caseira e saudável da Cris Ribeiro – essa eu indico

Essa salsicha da Cris você pode comer a partir da fase Ataque. Ela ensina a fazer em casa, de uma forma saudável e nutritiva. Bem, eu acho que agora você já sabe se pode comer salsicha na dieta Dukan. E já sabe também que a melhor salsicha é a caseira.

Também em Dietas vip

Leave a Reply