Pode comer queijo na dieta Dukan? (parte II)

A pergunta que não quer calar é: Pode comer queijo na dieta Dukan? A resposta embora muito primária é sim. Mas, qual queijo comer? Qual a quantidade permitida para consumo? Em que fases comer cada tipo de queijo? Saiba mais lendo este artigo esclarecedor.

Não se deixe iludir pela ideia de que “pode tudo” e  “tudo é liberado”. Na dieta Dukan se prioriza o consumo de queijos magros, com baixo teor de gorduras.

Agora vamos saber porque pode comer queijo na dieta Dukan a quantidade e tipo a consumir

Para escolher o queijo adequado basta analisar no rótulo do produto a quantidade de gorduras totais (%VD). Você pode tanto considerar o valor que é mostrado no rótulo ou ainda fazer o seguinte cálculo:

Gorduras totais (em gramas) da embalagem do produto multiplicado por 100 (cem). O resultado deverá ser dividido pela porção (em gramas) indicada na embalagem.

Exemplo: Queijo Frescal Ultrafiltrado da marca Polenghi :

Gorduras Totais (em gramas) da embalagem do produto = 3,6g Porção (em gramas) indicada na embalagem = 50g

Iremos calcular 3,6 x 100 ÷ 50 que resulta em 7,2 ou seja, este queijo possui 7,2% de gorduras totais.

pode comer queijo na dieta dukan parte II

 

Com isso:

CONSUMO LIVRE EM TODAS AS FASES: Queijos com 0% ou até no máximo 3% de gorduras totais podem ser consumidos livremente em todas as fases da dieta.

Se enquadram nesta categoria: Frescatino 0% de gordura, Cottage light (Taeq, Balkis), Pasta de Cottage light (Taeq, Balkis), Requeijão 0% (Danúbio), Queijo Frescal Ultrafiltrado zero (Danubio ), Coalhada (Vigor);

CONSUMO TOLERADO A PARTIR DA FASE CRUZEIRO: Queijos com o percentual de gorduras totais acima de 3% até no máximo 7% podem ser consumidos como um alimento tolerado a partir da fase Cruzeiro, a porção seria de 30g (1 fatia fina) para queijos de fatiar e 40g para requeijão.

Se enquadram nesta categoria: Polenguinho light (Polenghi), Creme de Ricota Light (Balkis), Ricota Fresca (Tirolez), Creme de Ricota (Polenghi);

CONSUMO A PARTIR DA FASE CONSOLIDAÇÃO: Queijos com o percentual de Gorduras Totais acima de 7% podem ser consumidos na fase de consolidação, onde é permitido o consumo diário de 40g (1 fatia média) de qualquer tipo de queijo. Priorize os queijos mais magros (com até 40% de Gorduras Totais) mas se quiser saborear um queijo mais gorduroso, saiba que é permitido, basta não ultrapassar a quantidade recomendada.

Se enquadram nesta categoria: Queijo Frescal Ultrafiltrado (Polenghi), Mussarela (Tirolez, Sadia), Queijo Prato (Tirolez, Sadia), Requeijão Cremoso (Tirolez, Fazenda Bela Vista), Requeijão Cremoso Prato (Polenghi), Queijo Minas (Tirolez, Fazenda Bela Vista), Queijo Coalho (Tirolez), Queijo Parmesão (Fazenda Bela Vista, Faixa Azul), Cream cheese (Polenghi).

Agora você já sabe que pode comer queijo na dieta Dukan, o queijo certo para cada fase e a quantidade permitida.

Também em Dietas vip

Leave a Reply