Pilates em casa é possível?

Os exercícios feitos nas aulas de Pilates são excelentes para o corpo. Porém, muitas pessoas alegam não ter tempo, dinheiro ou disposição para frequentar estúdios ou academias. Será que é possível adequar os exercícios e fazer Pilates em casa?

Pilates em casa

Benefícios do Pilates

Antes de respondermos à pergunta acima, citaremos alguns dos benefícios percebidos pelos praticantes de Pilates.

– reabilitação da postura

– alongamento muscular

– melhor condicionamento físico

– aumento do equilíbrio

– maior força e resistência dos músculos

– alívio de dores nas costas

– combate à incontinência urinária

– contribuição para a manutenção da boa forma física

Pilates em academia ou estúdios

Os exercícios de Pilates normalmente são feitos em estúdios ou academias, com o auxílio de aparelhos e equipamentos próprios. Porém, algumas atividades podem ser feitas em casa, com a ajuda de acessórios comuns, como o cabo de uma vassoura ou o braço do sofá.fitness

Pilates em casa – exercício com o cabo de uma vassoura

Pegue o cabo de uma vassoura, sentando-se em uma superfície reta e segurando o objeto em frente, com as duas mãos. Com a coluna ereta, leve o cabo na direção de seus pés. Estique os braços o máximo que conseguir, sempre com as pernas encostadas no chão.

Quando chegar ao seu limite retorne o movimento, sempre com a coluna, os pés e as pernas retos. A cabeça deve chegar por último.

Pilates em casa – alongamento dos braços e tronco

Para este exercício você não precisará de acessórios, basta que se sente de pernas cruzadas em uma superfície reta e dura, com os braços abertos. Inicie o movimento com a inclinação do tronco para um lado, equilibrando-se com uma das mãos apoiadas na superfície.

A coluna e os braços devem se manter esticados, ok? Quando achar que se inclinou o suficiente, retorne para a posição inicial, com calma. Em seguida, repita o movimento para o outro lado. Continue até sentir o corpo esticar bem, voltando aos poucos quando isto acontecer.

treinamento de pilates a partir de casa

Pilates em casa – exercício com o braço do sofá

De pé, com a coluna ereta, apoie apenas um dos pés em um braço do sofá. Após fazer isto, estique seu tronco e os braços para frente, paralelamente ao assento do móvel. Com a coluna e os braços esticados, retorne o movimento.

Pilates em casa – alongamento para as pernas

Deite em uma superfície reta e dura, com uma das pernas flexionadas e a outra esticada. Eleve a perna dobrada, contraindo seu abdômen ao mesmo tempo. Os braços e as costas devem ficar esticados, ok?

Quando terminar o movimento, inicie com a perna seguinte, deixando a outra esticada.

Uma variação do movimento de Pilates para as pernas pode ser feita deitando-se de lado, com uma perna reta e a outra esticada. Suba a perna reta o quanto conseguir, repetindo o movimento com o outro membro.

olivia andriolo

Pilates em casa – exercício para o abdômen e os braços

Na mesma superfície reta e dura apoie os braços, para fazer flexões. As pernas devem estar cruzadas e o abdômen contraído. Flexione os membros superiores até onde conseguir, sem encostar-se à superfície.

Somente para o abdômen, o exercício indicado é o abdominal. Você deitará com a coluna reta e as pernas dobradas acima. Suba a cabeça, levando-a em direção aos joelhos.

Uma variação abdominal é feita com a perna flexionada (a outra esticada), levando a cabeça ao encontro dos joelhos, uma perna de cada vez.

Foram citados alguns exercícios, mas que auxiliam na obtenção dos benefícios de praticar Pilates. Desta forma, você só precisará de alguns minutos para manter a sua saúde em dia.



Acima temos a indicação de um excelente treinamento (Corpo de 21) de Olivia Andriolo, especialista em Pilates no Brasil.

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2 Comments

  1. Curso seo 2016-12-13
    • Marcos Carvalho 2016-12-13

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