Mat Pilates e os exercícios de solo

Você já deve ter ouvido falar em Pilates. E em Mat Pilates? Abaixo falaremos sobre esta modalidade de exercício. Confira!

exercício-de-solo

Pilates no solo

Os exercícios de Pilates praticados em estúdio normalmente são feitos com o uso de acessórios e equipamentos. Porém, existe uma variação desta atividade e ela é chamada de Mat Pilates, ou Pilates no solo. É um tipo de exercício tão eficaz quando o Pilates feito em estúdios, porém é realizado no chão, somente contando com o peso do próprio corpo e a força da gravidade.

Qual é a diferença entre Pilates de estúdio e Mat Pilates?

Ambas as técnicas têm os mesmos princípios, mas o Pilates de estúdio normalmente conta com grandes equipamentos. No Mat Pilates também podem ser usados acessórios, mas geralmente são bolas, faixas ou pesos.

Quais são os objetivos do Mat Pilates?

Esta é uma técnica que objetiva o trabalho muscular, tonificando-o e alongando-o ao mesmo tempo.

Pela realização dos exercícios é possível encontrar o centro do corpo. Este equilíbrio normalmente está descompensado devido à rotina, sobrecarregando mais alguns músculos de um lado do corpo. Com isto, a coluna entorta.

Isto provoca dores lombares, nos joelhos ou nos pés. O Mat Pilates tratará de estabilizar o corpo, fazendo que os benefícios já apareçam nas primeiras semanas. Além do alívio das dores, pode-se perceber melhora no sono, no nível de estresse e na frequência respiratória.

Nota-se também que o praticante desta atividade está mais concentrado e equilibrado.

Benefícios estéticos percebidos com Mat Pilates

Todos os benefícios citados acima são maravilhosos, pois refletem em melhorias dentro do nosso corpo. Porém, também são perceptíveis vantagens estéticas, como a definição da silhueta e do abdômen, além de melhora na celulite.

Isto pode ser percebido a partir de dois meses de aulas, aproximadamente, e os benefícios acontecem porque o alongamento e a tonificação muscular causam equilíbrio sem gerar aumento de volume.



Também é importante destacar que as aulas de Mat Pilates trabalham todos os grupos musculares, com ênfase na região abdominal. As sessões duram em torno de uma hora e exigem bastante concentração do praticante. Desta forma, ele conhecerá ainda mais seu corpo, aumentando sua qualidade de vida.

Como são feitas as aulas de Mat Pilates?

Elas podem ser feitas com ou sem música, mas, em caso afirmativo, seu volume deve estar baixo, para não atrapalhar a concentração do aluno. Devem ser utilizadas roupas confortáveis e leves, que não dificultem a realização dos movimentos nem absorvam a transpiração. Todos os movimentos devem ser feitos com os pés descalços, mas meias são permitidas.

mat pilates

Existe contraindicação para a prática de Mat Pilates?

Assim como para toda atividade física, é recomendável que a pessoa procure um médico antes de iniciar as aulas. Porém, a maioria das pessoas pode praticar Mat Pilates, até porque as aulas são direcionadas para cada aluno individualmente.

Portanto, até mesmo pessoas com peso excessivo, doenças crônicas, gestantes e idosos podem fazer estes movimentos. Os limites de cada um são respeitados e há evolução dos exercícios com o passar do tempo.

Também em Dietas vip

Leave a Reply