Macronutrientes e micronutrientes

Deseja melhorar a sua alimentação e aprender sobre os nutrientes necessários para as nossas atividades diárias? Cuide do seu corpo a partir de agora saiba o que são macronutrientes e micronutrientes.

Macronutrientes e micronutrientes

Nosso organismo precisa de nutrientes para que possamos atender ao nosso ritmo diário. Eles geram um corpo saudável, com menos risco de obter doenças e com energia para a nossa rotina. Os nutrientes são divididos em dois grupos: os macronutrientes e os micronutrientes.

macronutrientes e micronutrientes

Os macronutrientes

Os macronutrientes são a nossa principal fonte de alimentação. Eles fornecem energia para as atividades diárias que fazemos e também para que nossos órgãos funcionem corretamente. Os carboidratos, as proteínas e as gorduras fazem parte dos macronutrientes.

A falta de carboidratos pode gerar prejuízos ao sistema nervoso central, por isto é imprescindível inserirmos estes alimentos nas nossas refeições diárias. Encontramos carboidratos nos produtos feitos com grãos, nos vegetais e nos açúcares.

As proteínas são importantes para a formação de anticorpos (defesa contra doenças), hormônios e enzimas. Elas podem ser encontradas por todo o corpo: nos músculos, nos ossos e no sangue. Você encontra proteínas nas carnes, nos ovos, no leite, nos cereais integrais e nas leguminosas.

As gorduras também são fundamentais para a nossa alimentação. Precisamos delas para obtermos energia e para o transporte de nutrientes às células. Muitas pessoas deixam de se alimentar com produtos ricos em gordura com receio de engordar, por isto são deficientes do nutriente. O recomendável é consumirmos gorduras boas, encontradas nas oleaginosas, mas você também as encontra na manteiga, nas carnes, no queijo, nos óleos e no chocolate.

Os micronutrientes

A ingestão de micronutrientes também é importante para mantermos uma vida saudável e uma alimentação equilibrada. O consumo destes produtos é necessário, mas em menor quantidade, se compararmos com os macronutrientes. Fazem parte dos micronutrientes as vitaminas e minerais.

As vitaminas são imprescindíveis para a realização das atividades do organismo e são fáceis de serem encontradas em praticamente todos os alimentos que consumimos. Elas se dividem em vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis. As lipossolúveis são aquelas que se dissolvem nas gorduras e são as vitaminas A, D, E e K. As hidrossolúveis se dissolvem em água e são as vitaminas do grupo B e também a C.

Os minerais fazem parte dos ossos e dentes e possuem a função de regulação do organismo. Também se encontram nos músculos, sangue e sistema nervoso, mas em menor quantidade. Os minerais se classificam em macro elementos e microelementos.

Cálcio, magnésio, sódio, potássio e fósforo fazem parte dos elementos maiores, os macro elementos. Já os minerais ferro, cobre, iodo, manganês, zinco, molibdênio, cromo, selênio e flúor são os elementos traço, os chamados microelementos.

Alimentação equilibrada

O ideal é que as pessoas consumam todos os grupos alimentares nas suas refeições, especialmente nas principais: café da manhã, almoço e jantar.

Consuma muitas frutas, verduras, legumes e leguminosas, além de cereais integrais, grãos e sementes. Prefira temperar suas saladas com azeite, limão ou ervas, reduzindo o consumo de sal tanto no preparo quando na finalização de pratos. Desta forma, contribuiremos com uma alimentação saudável e equilibrada, com todos os macronutrientes e micronutrientes necessários.

Também em Dietas vip

Leave a Reply