A importância dos sais minerais na alimentação

Conheça hoje quais são os sais minerais e onde podemos encontrar estas substâncias nos alimentos. Saiba a importância dos sais minerais na alimentação e mantenha sua saúde sempre em dia!

O que são sais minerais?

São substâncias não produzidas pelo organismo, mas que possuem vital importância para o bom funcionamento dos órgãos e por isto devem ser consumidos através dos alimentos. Quando os ingerimos, eles podem ficar dissolvidos na água do nosso corpo, na forma de cristais ou associados a outras moléculas.

Macronutrientes e micronutrientes minerais

Os sais minerais fazem parte dos micronutrientes, assim como as vitaminas. Mas, eles são subdivididos em macronutrientes e micronutrientes minerais, de acordo com a necessidade diária de cada um que precisamos.

Os macronutrientes minerais são aqueles que precisamos de grandes quantidades no organismo, como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio. Devemos consumir pelo menos 100 mg por dia destes sais minerais para desempenharmos bem nossas funções.

Já os micronutrientes minerais são aqueles que não necessitam de grandes quantidades diárias, mas o consumo deles é igualmente importante. Fazem parte do grupo ferro e zinco.

Quer saber o nome de todos os sais minerais? Além dos já citados, incluem-se no grupo cobalto, cobre, cromo, flúor, iodo, manganês e selênio. Citaremos para você a importância de alguns.

Cálcio

O cálcio é um sal mineral importantíssimo para os ossos e dentes, além de atuar na coagulação sanguínea, nos nervos e nos músculos. Fontes de cálcio: leite e seus derivados, além de folhas verdes.

Fósforo

Também importante para ossos e dentes, o fósforo é componente celular, atuando na transferência de energia entre as células. Esta substância está presente também no leite e derivados, além de carnes e cereais.

Enxofre

O enxofre faz parte da estrutura das proteínas e é essencial para a manutenção do metabolismo. Carnes e legumes são fontes deste mineral.

Potássio

É encontrado no interior das células, além de equilibrar os líquidos em nosso corpo. Atua também na contração muscular e no funcionamento dos nervos. O potássio é encontrado em carnes, leite, frutas, verduras, feijão e cereais.

Sódio

Encontrado especialmente no sal de cozinha, o sódio é importante para equilibrar os líquidos no corpo e conduzir os impulsos nervosos.

Cloro

Aliado do sódio no equilíbrio de líquidos, o cloro também ajuda na manutenção do pH. Faz parte dos ácidos do estômago e também é encontrado no sal de cozinha.

Magnésio

Faz parte da constituição de coenzimas e é fundamental para o funcionamento de nervos e músculos. Cereais, vegetais verdes, carnes, ovos, feijão, soja e banana são fontes de magnésio.

Ferro

O ferro é um mineral de vital importância porque é constituinte da hemoglobina, mioglobina e das enzimas respiratórias, atuando na respiração celular. Ele é encontrado no fígado, carnes, gema de ovo, legumes e vegetais verdes. Gestantes devem consumir bastante ferro.

Zinco

O zinco é essencial para o sistema imunológico, para o fortalecimento de nossas defesas, além de manter a saúde da pele. As principais fontes de zinco são nozes, castanhas, arroz e pão (ambos na versão integral).

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