Efeito rebote e a dieta Dukan

Um grande problema enfrentado por pessoas que praticam uma dieta é o efeito rebote. Imagine depois de você se esforçar tanto, obedecendo hábitos alimentares desafiadores e conseguindo perder aqueles quilinhos indesejáveis, voltar a engordar de novo.

O efeito rebote é uma forma do organismo reagir de uma maneira natural, recuperando-se da massa perdida. O nosso organismo precisa de vários nutrientes para se manter saudável, e na falta deles ele pode se adaptar, segurando os poucos que entram, apesar de serem bem restritivos, mas, sempre com o objetivo de recuperar a massa perdida.

efeito rebote e a dieta dukan

A importância de diversificar ou substituir os alimentos em uma dieta é muito importante, para se livrar do efeito rebote ou efeito platô, como muitos chamam.

O efeito rebote e a dieta Dukan

A dieta Dukan é um regime que se destaca muito das outras, porque o seu criador, o nutrólogo Pierre Dukan, ao estruturar o programa alimentar pensou no problema do efeito rebote.

Um dos fatores que diferenciam bem esta dieta das outras é ela trabalhar bem a questão da retomada do peso, e para isso ela possui duas fases.

O regime é estruturado em cima de uma plataforma sólida, bem fundamentada e provada, o programa alimentar possui quatro fases, duas para perder peso e duas para consolidar o peso perdido.

Evitando o efeito rebote na dieta Dukan

As fases consolidação (terceira) e estabilização (quarta), vieram para ensinar o organismo a se manter no peso estabelecido, portanto, precisam ser praticadas até o final da dieta, com o intuito de orientar  o praticante do regime a comer bem e com disciplina, evitando o infortúnio de voltar a engordar.

A terceira fase existe para detonar o efeito rebote

A terceira fase da Dukan inicia quando se atinge o peso estabelecido, para cada quilo perdido durante as duas primeiras fases, pratica-se 10 dias de fase consolidação.

O exemplo é que se perdermos 7 quilos nas duas primeiras fases, multiplicaremos este valor por 10, teremos 70, e permaneceremos na regra da terceira fase por setenta dias.

A terceira fase também e dividida em duas etapas, 1 mais severa e outra mais branda, pelo exemplo acima consideraríamos 35 dias em cada etapa. Seguindo nesta linha, destruiremos o efeito rebote.

A importância de cada uma das fases da dieta

O que temos observado muito em comentários de blogs e páginas sociais, é que muitas pessoas que praticam a dieta Dukan ao perderem o peso e vendo a silhueta voltar a aparecer simplesmente abandonam o método.

Isto é um erro muito grave, pois a pessoa precisa passar pelas duas fases finais do programa alimentar, fases estas que iram consolidar o peso perdido, evitando o efeito rebote, que é quando o praticante da dieta volta a engordar de novo.

Portanto é imprescindível que todas as pessoas que escolhem o método de Dukan, cumpram o estabelecido nas quatro fases, para que obtenham o pleno êxito no final do regime, e não volte a engordar.

Também em Dietas vip

Leave a Reply