Drenagem linfática emagrece?

Quem nunca buscou um tratamento estético para emagrecer? A drenagem linfática emagrece realmente. Buscando esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento, vamos iniciar o artigo entendendo como ela funciona.

Como funciona a drenagem linfática?

O sistema linfático auxilia na eliminação do excesso de líquidos do corpo, como moléculas de proteínas e resíduos de células provenientes do resultado do metabolismo, entre outras matérias que são oriundas dos espaços entre os tecidos. O seu funcionamento é diretamente ligado ao sistema vascular, que é visto como uma forma alternativa de drenagem, pois deixam os líquidos em movimento, equilibrando proteínas e os líquidos oriundos dos tecidos.

drenagem linfática emagrece

Qualquer tipo de alteração no sistema circulatório normal pode ser considerado como uma disfunção, podendo acarretar em uma necessidade de segunda opção de drenagem, nesse caso uma drenagem externa. A drenagem linfática é indicada para eliminação do inchaço, causado na maioria das vezes por retenção de líquidos, em casos pré ou pós-operatórios. É indicada também para regeneração dos tecidos e para desintoxicação.

Os líquidos que estão presentes nos espaços entre os tecidos são levados para o centro de drenagem, através de manobras manuais, que realizam uma pressão externa na velocidade ideal, ao conduzirem o líquido para dentro do vaso linfático, deslocando e produzindo uma queda da pressão dentro do vaso, este procedimento auxilia a entrada do excesso do líquido intersticial para o interior do vaso.

Drenagem linfática emagrece mesmo?

O processo de drenagem linfática emagrece quando falamos em diminuição de quilos na balança, devido à eliminação dos líquidos causadores do inchaço, o que pode aumentar o peso e as medidas. Porém, se pensarmos em emagrecimento por eliminação de calorias, a drenagem linfática não emagrece.

Devido ao edema pré-existente, com a frequência da realização da drenagem linfática, esse edema será tratado e aos poucos eliminado. O inchaço corporal sumirá, e o excesso de peso causado pelos líquidos armazenados será eliminado, logo será possível sentir a diferença.

Benefícios da drenagem linfática

Além do emagrecimento por eliminação do excesso de líquidos retidos, esse procedimento estético possui outros benefícios, como:

  1. Combate à celulite
  2. Melhoria do sistema circulatório
  3. Eliminação do inchaço

Procedimentos como a drenagem linfática possuem atuação direta na camada de gordura. A liberação de toxinas no organismo são direcionadas para os gânglios linfáticos, e logo após são eliminadas através da urina.

A drenagem linfática emagrece (você vai começar a observar os resultados) a partir de 4 sessões consecutivas realizada no corpo inteiro, também é preciso cuidar da alimentação não fazendo a ingestão de gorduras, alimentos processados e açucares. Beber água ou chá diurético, como chá verde ou chá de hibiscos, também ajuda o processo de emagrecimento.

A drenagem linfática é antioxidante, porém não possui nenhuma atuação sobre a eliminação de gordura do organismo. Os centímetros que são perdidos não representam perda de gordura corporal e sim eliminação de líquidos retidos no corpo, que causam o inchaço. Se a drenagem foi agregada a uma boa alimentação e uma rotina adequada de exercícios, você consegue uma perda significativa de medidas.

Também em Dietas vip

Leave a Reply