Dieta para ganhar massa muscular

A dieta para ganhar massa muscular tem como principal objetivo aumentar o consumo de proteínas, que estão concentradas em alimentos como carne de boi e frango. Além do aumento no consumo de proteínas, os carboidratos também precisam ser fornecidos com maior constância, alimentos como: pão, massas e arroz, completam as calorias que são imprescindíveis para suster o aumento dos músculos, os quais estão em desenvolvimento durante a prática dos exercícios físicos.

Antes da prática destes exercícios, é recomendado que os alimentos ricos em carboidratos sejam consumidos, de forma considerável, para que a energia desprendida seja suficiente na prática destas atividades. Os sucos e as frutas são alimentos muito importantes para garantir o bom funcionamento do organismo, pois são nutritivos e saudáveis.

Após a prática dos exercícios, alimentos ricos em proteínas, como: ovos, queijo magro e atum são ótimas escolhas, pois ajudam na recuperação muscular, evitando também as lesões musculares.

dieta para ganhar massa muscular

Dieta para ganhar massa muscular

Ganhando massa muscular antes do treino

(20 minutos antes): escolha uma das opções abaixo

  • Vitamina ao leite, com morango batido com adoçante.
  • Bananas (em média, 6 bananas).
  • Suco de laranja.

Ganhando massa muscular durante o treino

Em treinos curtos abuse da hidratação com água, em qualquer tipo de exercício é importante que a hidratação seja bem realizada. Quando o treino for superior a 45 minutos, uma dica é acrescentar isotônico, para evitar o desgaste muscular. Caso o treino seja superior a 2 horas, acrescente suco misturado com carboidratos.

Ganhando massa muscular após o treino

Escolha uma das opções abaixo

  • Ovos, preferencialmente cozidos.
  • Sanduíche com pão integral, tomate e atum.
  • Suco de frutas para acompanhar a alimentação.
  • Sanduíche com pão integral e queijo magro.

Além dos alimentos ricos em proteínas, frutas como laranja, morango e banana, e vegetais como alface, tomate e cenoura são fundamentais na dieta para ganhar massa muscular. A atuação antioxidante das frutas, protegem o corpo das agressões que os exercícios físicos intensos podem provocar.

Cardápio para ganhar massa muscular

Café da manhã: Leite desnatado ou de soja batido com maçã e um pão com grãos e queijo Minas.

Lanche da manhã: Uma pera e duas torradas.

Almoço: Salada com milho, repolho roxo, cenoura e tomate e um filé médio de frango grelhado com arroz integral. Sobremesa: uma fatia de melancia.

Lanche da tarde: Iogurte natural com morangos e granola.

Jantar: Salada com alface, pepino, cenoura, cogumelos, atum e maçã verde.

Ceia: Mingau de aveia.

Suplementos para ganhar massa muscular

O uso de suplementos nutricionais pode ser necessário para garantir que o organismo funcione de maneira adequada e para que o ganho de massa muscular ocorra da melhor forma possível. A forma de utilização dos suplementos nutricionais precisa ser orientado por profissionais de nutrição. Tudo isto para garantir que a dieta seja ajustada e não prejudique a saúde.

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