Dieta Dukan x Diabetes

Muitas pessoas com diabetes se vêem acuadas quando precisam fazer uma dieta para perder peso, principalmente se forem mais de 10 quilos. O método da Dieta Dukan não só permite que diabéticos possam perder peso, mas também que possam emagrecer combatendo a doença.

Primeiro porque a Dieta Dukan tem como característica cardápios altamente proteicos, mas com o grau de colesterol muito baixo.

Como as proteínas ao serem processadas pelo nosso organismo não liberam açúcar, essa dieta ajuda também no controle da glicemia no sangue.

Segundo porque existe em sua lista de alimentos um que vem revolucionando o controle da diabetes e por ter apresentado resultados mais que favoráveis tem se tornado muito popular no mundo todo, se trata do farelo de aveia.

Dieta Dukan x farelo de aveia

O Farelo de Aveia é um dos principais alimentos da Dieta Dukan, tão importante que é recomendado nos cardápios das quatro fases, pelo menos uma vez ao dia.

Esse alimento é composto pelo que conhecemos como fibras solúveis, que facilitam o trânsito intestinal ao se transformar em uma espécie de gel que lubrifica o intestino, além disso, ela ajuda a transportar uma pequena, mas substancial, quantidade de calorias.

Além disso, o Farelo de Aveia é um ótimo redutor do nível de colesterol, fato esse que, se não combate diretamente o diabetes, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, que em muitos casos estão associadas ao peso em excesso.

Um estudo do Centro de Diabetes da Universidade Federal de São Paulo demonstra como o Farelo de Aveia reduz o nível de glicemia e a massa corporal.

Dieta Dukan x diabetes e as proteínas

Apesar de estudos alegarem que o alto consumo de proteínas é prejudicial e que aumentam os riscos para quem tem diabetes e condenarem a Dieta Dukan por isso, é possível contestar na medida em que a dieta dá prioridade às proteínas puras no começo, mas que essa prioridade vai diminuindo com o passar do tempo.

Dieta Dukan x diabetesOra, para uma pessoa diabética que consome entre 50 e 60% de proteínas diariamente, como hábito a vida toda, realmente, as chances de problemas sérios acontecerem em decorrência da alimentação são grandes. Mas isso não é suficiente para invalidar e até condenar a Dieta Dukan.

Primeiro porque os alimentos ricos em proteína, ou Proteínas Puras, que estão nos cardápios da dieta são os mais magros possíveis, ou seja, livres de gorduras que são prejudiciais ao organismo.

Segundo porque a predominância desses alimentos nos cardápios vai caindo a medida que passam as fases, chegando a apenas um dia de Proteína Pura por semana, na ultima fase.

Sendo assim, conclui-se que é preciso avaliar bem as circunstâncias, bem como os prós e os contras antes de condenar um método tão aclamado e aceito mundialmente como é a Dieta Dukan, já que no final das contas ela trás mais benefícios que riscos à saúde das pessoas que tem diabetes.

Também em Dietas vip

4 Comments

    • marcos 2015-06-15
  1. jadir da LUZ 2016-01-14

Leave a Reply