Dieta Dukan e o colesterol

O colesterol é a substância responsável pelo bom funcionamento das células do nosso organismo, ela é formada de substâncias gordurosas e pode ser encontrada naturalmente em nosso corpo.

Mas se por um lado o colesterol é algo tão natural e vital, por outro, se existir em excesso no sangue pode tornar-se um grande vilão à saúde. Na Dieta Dukan essa substância é naturalmente controlada.

Boa parte do colesterol encontra-se em alimentos altamente proteicos e o forte da Dieta Dukan é justamente proteínas, sendo assim, é fácil fazer associação à problemas de saúde ligados ao colesterol alto, mas não devemos associar isto a dieta Dukan.

dieta dukan e o colesterol

Entendendo o colesterol

Quando o colesterol é transportado pelo nosso organismo, isso é feito através de algumas proteínas específicas que, quando estão fazendo esse trabalho são chamadas de lipoproteínas.

Existem dois tipos de lipoproteínas, as de alta densidade, que são conhecidas pela sigla HDL e as de baixa densidade, conhecidas por LDL. É muito comum ver essas siglas em resultados de exames de sangue, mas o que elas realmente significam?

HDL transporta colesterol das artérias para o fígado, esse órgão faz o trabalho de eliminar os excessos e mantém tudo sobre controle. São chamadas de “colesterol bom” porque faz bem ao coração.

LDL transporta colesterol dos rins para os tecidos do corpo, essas são ruins se existirem em excesso no organismo, elas podem se acumular nas artérias e causar danos muito sérios à saúde.

Segundo o Dr. Dráuzio Varella o LDL está diretamente relacionado com o risco de doenças cardiovasculares, enquanto a HDL reduz esses riscos.

Dieta Dukan e o colesterol

Os alimentos que são ricos em colesterol geralmente são altamente proteicos e de origem animal.

Como a Dieta Dukan em seu método trás o consumo de proteínas em primeiro lugar, é muito fácil de achar que ela é prejudicial a saúde. Mas isso é só uma impressão falha.

Ainda que os alimentos a se evitar quando se precisa diminuir os níveis de colesterol do sangue são de origem animal e os sugeridos pela Dieta Dukan também, há uma diferença grande entre os que devem ser evitados e os que devemos comer quando estamos perdendo peso.

Talvez você tenha achado isso um pouco confuso, vou explicar melhor – nessa dieta devemos nos concentrar nas Proteínas Puras, e evitar o máximo as gorduras e açúcares.

Para isso os alimentos que devemos comer na Dieta Dukan, em sua maioria, não contém altas concentrações de LDL e, ainda que alguns sejam prejudiciais se consumidos em excesso, justamente por causa desse colesterol ruim, a indicação é que seja feito um consumo bem moderado.

Então se você seguir direitinho o método e procurar sempre acatar as sugestões de cardápios, pelo menos no que diz respeito às quantidades, não haverá problemas em relação ao seu nível de colesterol.

Também em Dietas vip

Leave a Reply