Dieta Dukan e Low Carb: Qual a diferença?

Para perder peso, um grande número da população recorre a dietas restritivas. A dieta Dukan e a Low Carb são dois exemplos desses regimes. Porém, eles são diferentes, e não iguais, como algumas pessoas acreditam. Conheça mais sobre essas dietas abaixo.

Dukan e Low Carb: Baixo consumo de carboidratos

A confusão, que denomina iguais as duas dietas, se dá porque ambas exigem o baixo consumo de carboidratos. Contudo, a dieta Low Carb também obriga as pessoas, para que ela se torne eficaz, a comerem alta quantidade de gordura.

Isso não acontece na dieta Dukan, onde o consumo de gorduras é baixo, ou até mesmo nulo. Na também conhecida como dieta das proteínas, devem-se comer proteínas magras aliadas a legumes, dependendo da fase.

dieta dukan e low carb

A diferença é a prioridade de alimentação

Tendo isso definido, a maior diferença entre as duas dietas é a prioridade de alimentação. Isto é, na Dukan é a proteína; na Low Carb, a gordura. É dessas fontes que será retirada a energia para nossas atividades, já que ambas pedem o consumo baixo de carbos, principal fonte energética do organismo.

Ambas as dietas também possuem diferenças no quesito objetivos, ou seja, por que  a pessoa resolveu aderir a esse método. Na verdade, as duas servem para emagrecer, obviamente, mas a dieta Dukan é específica para quem precisa perder peso rápido, e não serve como estilo de vida saudável permanente.

Já a dieta Low Carb é excelente para quem quer perder peso, mas o emagrecimento não acontece de forma tão rápida. Ela pode ser seguida pelo resto da vida, desde que algumas regras sejam atendidas: o consumo de carboidratos não pode ser extremamente baixo, como algumas vertentes pregam, e a ingestão de calorias deve vir de fontes boas, como, abacate, azeite, peixes e oleaginosas.

Não que a Dukan seja uma dieta ruim, muito pelo contrário, mas ela deve ser feita por um período determinado, e não serve como reeducação alimentar. Entretanto, por a dieta Low Carb não excluir nenhum grupo alimentar do cardápio, nem mesmo o carboidrato, ela é mais fácil de ser seguida a longo prazo.

dieta low carb e dukan

Dieta Dukan e Low Carb: Qual é a melhor?

Tanto a dieta Dukan quanto a dieta Low Carb podem trazer os resultados desejados, se forem seguidas à risca. Não há essa de melhor ou pior, pois cada uma tem as suas características, e deve ser escolhida de acordo com o perfil da pessoa.

Afinal, o sucesso de uma dieta vai depender estritamente da adaptação do consumidor a esse novo hábito alimentar. Porém, independente da sua escolha, é preciso ter em mente que dieta não precisa ser sinônimo de sofrimento. Existem muitas opções de montagem de cardápio, mesmo em regimes restritivos, então não é necessário passar fome para perder peso.

E mais: em uma dieta, não é preciso abandonar o que é gostoso, independente se for a dieta Dukan, a dieta Low Carb ou outro tipo de regime. É claro que algumas são mais restritivas, outras menos, então em certos períodos alguns alimentos são proibidos, mas é possível fazer substituições. E quando o consumo for liberado, a palavra de ordem é moderação, para que o peso fique realmente perdido.

Opinião de Fernanda Perins

 Opinião de Mariane Berlim

Também em Dietas vip

Leave a Reply