Como fazer a dieta Low Carb

Você já deve ter ouvido falar muito em dieta Low Carb. Afinal, ela está bastante na moda e faz sucesso entre muitas pessoas. Abaixo você descobrirá como fazer a dieta Low Carb, como perder peso com esse regime que também está na moda.

O que é Low Carb?

Essas palavras são inglesas e significam, em tradução não literal: Baixa ingestão de carboidratos. Em uma dieta normal, alimentos desse grupo alimentar devem representar de 50 a 55% do cardápio. Porém, o consumo reduzido fica entre 5 a 45% dos pratos diários.

É importante informar dois pontos: o primeiro é que o grupo dos carboidratos inclui alimentos como pão, massas, arroz e batata. O segundo é que a ingestão bastante reduzida desses ingredientes proporcionará o emagrecimento, mas poderá provocar sintomas desagradáveis no organismo, pois o carboidrato é nossa principal fonte de energia e é um alimento essencial.

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Porque a dieta Low Carb emagrece?

O carboidrato é fonte energética, pelo fornecimento de glicose às células. Seu consumo excessivo será estocado como gordura, para utilização imediata, e se isso não acontecer, provocará aumento de peso.

A queima dessa gordura é feita pela liberação de um hormônio chamado glucagon, que a retira dos estoques. Acontece que quando os picos de insulina são altos, para digerir a glicose dos alimentos, às vezes esse hormônio não consegue ser liberado. Com isso, a pessoa não perde peso.

Porém, a dieta Low Carb tem uma premissa: a baixa ingestão de carboidratos, sendo priorizado o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, como alimentos integrais. Assim, não há picos de glicose no organismo, nem de insulina, podendo ser liberado glucagon, o hormônio que retirará gordura para queima.

Além da proposta de ingerir menos carboidratos, sendo permitido o consumo do tipo de baixo índice glicêmico, essa dieta ajuda a perder peso porque a ingestão de proteínas e gorduras também é reduzida.

Dessa forma, come-se menos e melhor, fazendo uma reeducação dos hábitos alimentares.

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Benefícios obtidos na dieta Low Carb

A dieta onde os carboidratos são controlados também proporciona outros benefícios além da perda de peso. É possível controlar o diabetes tipo 2, dessa forma, porque a escolha de alimentos diminui os picos de glicose e insulina no sangue.

Também é aumentada a sensação de saciedade no organismo, já que os carboidratos de baixo índice glicêmico são ricos em fibras, que diminuem a absorção de glicose, prolongando o tempo em que os ingredientes ficam no estômago. Assim, a pessoa come menos porções ao dia.

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Alimentos indicados na dieta Low Carb

Frutas, verduras e legumes geralmente são indicados para todas as dietas, mas não todos os exemplares. E o mesmo acontece na dieta Low Carb, ou seja, nem todas podem ser consumidas nesse regime.

Abóbora e batata doce não fazem parte desse grupo, como erroneamente se acredita, pois, apesar de possuírem carboidratos de baixo índice glicêmico, são ricas em carboidratos. Então, podem acarretar aumento de peso, dependendo da quantidade ingerida. Pelo contrário: abobrinha, brócolis, aipo, couve, vagem, cebola, rúcula, entre outros vegetais, são Low Carb.

No quesito frutas, elas são ricas em frutose, um carboidrato rico em açúcar, sendo que algumas possuem mais quantidade, então seu consumo deve ser moderado. Para que seus benefícios sejam percebidos, recomenda-se comer frutas com chia, que é rica em fibras, ou então com o bagaço, como a laranja. Exemplos de frutas que são Low Carb: melão, coco, abacate, morango e pêssego.

As proteínas são alimentos com baixo índice de carboidratos, e esse grupo é encontrado no ovo, leite, carnes e soja, por exemplo. Porém, para perder peso, a ingestão deve priorizar os tipos magros, sem pele, além de queijo branco e leite desnatado.

As gorduras boas devem ser consumidas na dieta de baixa ingestão de carboidratos, e opções saudáveis são encontradas no abacate, azeite, e oleaginosas, como as castanhas.

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Alimentos proibidos na dieta Low Carb

Assim como há alimentos permitidos, a dieta Low Carb também proíbe o consumo de certos ingredientes. Derivados de carne suína estão proibidos, assim como alimentos gordurosos e com pele. Além disso, a gordura trans de muitos produtos industrializados não deve ser consumida.

Parece, mas não é

Atenção a esses alimentos, pois parecem conter baixo índice glicêmico, mas não é bem assim: massas e pães integrais, feijão e grãos da família, e arroz integral. Eles possuem baixo índice, mas são ricos em carboidratos (mesmo caso da batata doce).

Os riscos da dieta Low Carb

A dieta Low Carb pode provocar emagrecimento, mas nem sempre saudável. Ou seja, dependendo da quantidade de carboidrato consumida, se for muito reduzida, a pessoa pode apresentar fraqueza, dor de cabeça, sono excessivo, prisão de ventre, até doenças crônicas, pois os carboidratos são essenciais à nossa saúde, sendo nossa principal fonte de energia para as atividades diárias.

Para não sofrer os prejuízos, é importante manter uma dieta equilibrada, mesmo que o consumo dos grupos seja reduzido. O ideal é: de 50 a 55% de carboidratos, 30% de proteínas e de 15 a 20% de gorduras.

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