10 Benefícios do Pilates

Todos sabem o quanto uma atividade física é benéfica para o corpo. Porém, fazer Pilates é promover saúde também para a mente, pois é uma atividade completa. Conheça abaixo alguns benefícios do Pilates.

Combate o estresse

O Pilates é um exercício que necessita de concentração e manutenção do ritmo respiratório. Por este motivo, ao longo do tempo os praticantes desta modalidade têm maior controle sobre o corpo, favorecendo o modo de lidar com situações de estresse, nervosismo e ansiedade.

Alívia dores

Praticar Pilates pode ser a solução para pessoas que sentem dores no corpo, especialmente nas costas. Este alívio acontece porque o exercício realinha a coluna e fortalece os músculos abdominais. Com isto, não há esforço das costas na realização de exercícios físicos.

pilates_idosos

O Pilates também é indicado nestes casos porque trabalha o alongamento corporal, mas só resolve quando a dor ainda não atingiu estágios mais avançados.

Melhora a respiração

Quem consegue controlar seu nervosismo em situações de estresse respira melhor. Portanto, ao praticar Pilates uma pessoa tem sua respiração melhorada. Quanto mais ansiedade houver, menos há respiração normal.

Pelo fato de o Pilates trabalhar os músculos responsáveis pela respiração, a modalidade faz com que as pessoas aprendam a respirar corretamente.

Correção da postura

Antigamente se acreditava que o alinhamento ideal para a coluna era em posição ereta. Porém, sabemos que a espinha possui curvas e que elas devem ser respeitadas, pois só assim é possível absorver impactos e resistir a esforços.

Praticar Pilates significa também alongar e alinhar a coluna, fortalecendo os músculos da região lombar. Isto reflete positivamente na nossa rotina diária.

Melhora o desempenho nas corridas

Se você gosta de correr, fazer sessões de Pilates irá melhorar o seu desempenho nesta atividade. Por quê? Porque a atividade faz com que haja melhora da concentração e reeducação da respiração.

Para correr, o atleta necessita de técnicas adequadas e ele será favorecido se estiver concentrado e respirar adequadamente. Assim, correr será ainda mais prazeroso e os resultados virão mais rapidamente.

Favorece músculos e articulações

Quando se faz musculação, os músculos são trabalhados somente quando são estimulados, pelos equipamentos de academia. Com o Pilates acontece estimulação de diversos grupos musculares ao mesmo tempo, fortalecendo-os de forma global.

benefícios do pilates

Além disso, as articulações também são estimuladas nas sessões de Pilates. Portanto, o fortalecimento atinge o corpo todo.

Melhora a flexibilidade

Se você quer se tornar mais flexível, saiba que este é um dos benefícios do Pilates. Quando ocorre alongamento do corpo, prática comum neste método, também se percebe melhora na flexibilidade.

Isto porque todos os músculos e articulações são trabalhados nesta atividade, facilitando o processo de amarrar os sapatos, por exemplo.

Coordenação motora

Caso você deseje ser mais coordenado, a solução pode ser frequentar sessões de Pilates.  A técnica favorece o conhecimento do nosso corpo (consciência corporal) e é possível trabalhar para que o organismo esteja a nosso favor.

Assim, as pessoas podem perceber melhor equilíbrio, como ter mais noção de espaço.

Prevenção de fraturas

Com o avanço da idade, a prevenção de fraturas é bastante preocupante. O caso é ainda pior para as mulheres, devido à osteoporose. Praticar Pilates significa cuidar de seus ossos, prevenindo a perda de massa.

A técnica age no fortalecimento dos músculos, modelando os ossos. A pessoa também terá mais equilíbrio e coordenação motora, o que diminui a chance de quedas. Para finalizar, Pilates beneficia os indivíduos pelo alongamento, que os tornará mais ágeis e atentos à postura. Assim, previnem-se fraturas, independente da idade.

Benefícios do Pilates

São muitos os benefícios do Pilates. Se você ficou interessado, procure um médico assim que possível e faça uma avaliação de saúde. Estando tudo certo, procure um profissional de qualidade e comece suas aulas o quanto antes. Só assim perceberá estes benefícios!

Também em Dietas vip

Leave a Reply