Benefícios da natação

Os primeiros relatos da prática de natação foram na Grécia Antiga, pois acreditavam ser muito benéfica para o corpo e já fazia parte das Olimpíadas. Foi no século XIX, que as primeiras regras para a prática do esporte foram criadas pelos ingleses. Ainda neste século, na Inglaterra, as primeiras competições foram organizadas e desde aquele tempo os ingleses e gregos já sabiam dos muitos benefícios da natação.

Não existem restrições de faixa etária para a prática da Natação, é um esporte totalmente inclusivo, que seus praticantes podem iniciar ainda bebês até adultos da terceira idade, variando apenas seus níveis de habilidade (iniciante, intermediário e avançado). A natação pode ser praticada para competições, terapias ou como forma de relaxamento, pois funciona muito bem para aliviar a tensão diária, o que seria ideal para qualquer pessoa que vive na correria das grandes cidades e capitais.

O esporte tornou-se uma ótima opção para sair do sedentarismo. Por sua vez, a água é um elemento de grande importância para o equilíbrio físico e mental, ela remete a leveza e a liberdade, criando uma extensão paralela do mundo em que estamos acostumados. A prática esportiva nos envolve de corpo e alma, altera nosso ritmo de respiração, nossa visão, audição e também o tato, a movimentação corporal adquire nova forma e adquire novo peso.

Uma dúzia de benefícios da natação

  1. benefícios da nataçãoAumento da capacidade de raciocínio;
  2. Diminuição dos sintomas de doenças cerebrais;
  3. Aumento da capacidade respiratória e muscular;
  4. Desenvolvimento de massa muscular;
  5. Alongamento dos músculos;
  6. Aumento da flexibilidade nas articulações;
  7. Maior resistência física;
  8. Melhora na postura corporal;
  9. Auxilia na prevenção e recuperação de doenças como: hipertensão, asma, bronquite e problemas ortopédicos;
  10. Melhora o humor;
  11. Combate ao stress;
  12. Auxilia no emagrecimento.

A natação é um esporte muito completo, que trabalha todos os músculos do corpo, a queima calórica é muito alta, os músculos são definidos com pouco tempo de prática. A água oferece resistência, logo, uma atividade física na água gastará muito mais calorias do que um esporte terrestre.

Você sabia que em 1 hora de natação se queima 540 kcal, o equivalente que se gasta em uma caminhada acelerada, onde se perdi 520 kcal? A natação emagrece, além de ser um esporte perfeito para quem deseja relaxar, perder peso e definir a musculatura.

A natação emagrece, porém toda a sua rotina precisa ser modificada, para que a perda de peso seja eficiente. Você precisa alimentar-se melhor, ingerindo verduras, legumes e frutas, durante o dia.

Aumente o número de refeições e diminua as porções em cada refeição, esqueça refrigerante, doces e frituras. Beba bastante líquido, como: água, suco, chá e mate. Para que o emagrecimento seja saudável, você precisa ingerir menos calorias do que você gasta, para que seu corpo comece a eliminar as reservas de gordura.

Seu corpo precisa estar equilibrado, com uma redução de 500 calorias por dia, partindo das suas necessidades calóricas, você consegue perder até 1 kg de gordura em apenas uma semana, aliando-se a prática de atividades físicas. Perder peso pode parecer difícil, requer apenas força de vontade e muita determinação.

Também em Dietas vip

Leave a Reply