Benefícios da batata doce

Conhecida como o alimento dos esportistas a batata doce possui inúmeros Benefícios. Os principais melhoramentos deste alimento são o de munir o corpo de energia através dos carboidratos. Isto, sem abranger muito a quantidade de açúcar no sangue, sendo com isso uma excelente opção para quem faz exercícios.

A batata doce também ajuda a controlar a diabetes, porque tem baixo índice glicêmico, ajuda a emagrecer, porquanto diminui o apetite, pois é rica em fibras, também fortalece o sistema imunológico, uma vez que tem adequada quantidade de vitamina A.

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce na dieta é consumi-la cozida e com a própria casca, mas é necessário cuidado com a preparação, devendo se evitar fritar, pois a fritura irá acrescentar gordura na batata doce, prejudicando a saúde.

A batata doce é um dos alimentos mais nutritivos do mundo, pois é um carboidrato complexo e de baixo índice glicêmico, o que significa que sua assimilação é mais vagarosa, liberando a glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo amontoamento de gorduras).

Rica em fibras, a batata também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de oferecer alto conteúdo de vitamina E.

Benefícios da Batata Doce para a Saúde?

Esses benefícios não param por aí, a saúde da pessoa que a consumir, irá melhorar gradativamente, sendo um ótimo alimento para enriquecer as dietas. Veja abaixo alguns dos benefícios da batata doce:

Alimento antioxidante: ela é abastada em uma proteína que acautela o envelhecimento precoce, amainando os sinais da idade no rosto e também suaviza as inflamações no cérebro e em diferentes partes do sistema nervoso.

Contém beta caroteno: igualmente como a cenoura, a batata doce é rica em beta caroteno, substância precursora da vitamina A, que garante um sistema imunológico forte e a pele macia. Para que a absorção deste elemento seja aumentada, consuma junto com a batata doce um pouco de azeite extra virgem.

Rica em vitamina C: avantajada nesta vitamina, essencial na construção dos ossos do corpo, a batata doce ainda ajuda na cicatrização e na digestão, além de sustentar a saúde do sistema imunológico.

Rica em vitamina B6: esta vitamina surge em grandes quantidades no tubérculo e é responsável pelo aumento da produção de anticorpos no corpo, o que ajuda a combater várias doenças. O funcionamento do sistema nervoso fica melhor, do mesmo modo como a produção de hemoglobina, que transporta o oxigênio para o interior das células. Bem, estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios da batata doce, existem outros muitos mais.

A batata doce, assim como a batata comum, pode ser consumida assada, cozida ou frita. Serve tanto para fazer pratos doces, como, salgados. Tudo vai depender da criatividade e destreza do praticante.

As diversas carnes e os legumes podem ser preparados com a batata doce, também fica muito bem em sopas. Mas, se a sua finalidade é emagrecer e ter uma boa saúde, evite ingeri-la frita, pois como é notório, gordura em demasia traz graves problemas cardíacos e ainda faz o peso aumentar.

Obs.: Não indicada na dieta Dukan pelo auto grau de carboidratos (consumir apenas nas refeições de gala).

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