Criada pelo médico e nutrólogo francês, Pierre Dukan, este regime é um método alimentar prático e eficiente. Conheça a dieta Dukan passo a passo, as suas 4 Fases, cada uma com importância na perda de peso e na manutenção do peso perdido, essas fases compreendem duas etapas para emagrecer e duas para manter o peso estabelecido.

dieta dukan passo a passo

Dieta Dukan passo a passo e suas 4 fases

  • Ataque 
  • Cruzeiro
  • Consolidação  
  • Estabilização

Explicaremos a dieta Dukan passo a passo, as 4 Fases do regime, sua importância, duração e como passar por cada uma delas.

Fase Ataque

A Fase de ataque é fase das proteínas puras, isto porque ao longo desta etapa, você irá consumir alimentos que, quase na sua totalidade são constituídos de proteínas.

A primeira etapa do regime se fundamenta no consumo de proteínas, quanto aos lipídios e carboidratos, o nosso corpo dispõe de reservas extras destes nutrientes, o organismo vai tirar do próprio corpo estas substâncias suprimidas na alimentação, para junto com as proteínas que estaremos consumindo, produzir energia.

Por este motivo, a Fase de Ataque é a principal motivadora da Dieta Dukan. A perda de peso nesta etapa é muito rápida, o organismo estará sugando ferozmente os outros nutrientes importantes, guardados na reserva extra do corpo.

Por quantos dias deve durar a Fase de Ataque?

Isto vai depender do peso que você estipulou para perder. O médico, criador da dieta, definiu um período de permanência em dias:

  • Para perdas abaixo de 5 quilos: Para esta quantidade é recomendado 2 dias na fase de ataque.
  • Para perdas entre 5 e 10 quilos:  é orientado 3 dias
  • Para perdas entre 11 e 20 quilos: é orientado 5 dias
  • Para perdas acima de 20 quilos: em casos de obesidade, em que se precise perder esta quantidade, é orientado permanecer 7 dias.

IMPORTANTE: é recomendado que você beba 2 litros de água diariamente, a falta do líquido pode frear sua perda de peso e até tornar a dieta tóxica para o organismo.

Fase Cruzeiro

Esta etapa anda junto com a primeira, você vai manter as proteínas e introduzir os legumes, antes proibidos.
Na primeira etapa acontece uma rápida perda de peso, já na fase de cruzeiro, esta perda é mais branda, podendo chegar até um quilo por semana.

Por quantos dias deve durar a Fase de Cruzeiro?

Esta fase vai durar até você alcançar o peso estabelecido. Se a pessoa pesa 72 é quer perder 10, vai permanecer na cruzeiro até chegar aos 62 quilos. Lembrando que ela já perdeu peso na fase de ataque e vai completar o restante na cruzeiro, porque, para uma perda estipulada de 10 quilos, ela só pode permanecer na ataque por 3 dias.

Ritmo alternado

Há pessoas que alternam as duas primeiras etapas, praticam um dia de ataque e um dia de cruzeiro, até alcançarem o peso desejado, elas também obtiveram ótimos resultados.

Fase Consolidação

Esta é a primeira das duas etapas que irão estabelecer o peso que foi perdido, evitando assim o efeito rebote. O regime Dukan tem duas etapas criadas para garantir que o praticante da dieta não volte a engordar de novo.

Orienta-se permanecer 10 dias na fase de consolidação, para cada quilo que foi perdido, nas duas primeiras fases. Exemplo: se o indivíduo perdeu 5 quilos, deverá fazer 50 dias de consolidação. Se perdeu 10 quilos, 100 dias.

Esta fase é um tanto delicada, a disciplina nesta etapa garantirá que a pessoa não venha engordar novamente. É extremamente importante que ela venha ser praticada até o final.

Como funciona a Fase Consolidação

Nesta etapa você vai introduzir as frutas, com exceção da uva e da banana.

A fase de consolidação tem que ser dividida em duas etapas, na primeira você passa a comer uma fruta e um farináceo por dia, além de uma refeição de gala por semana.

Na segunda metade, duas frutas e dois farináceos por dia e duas refeições de gala por semana.

Refeição de gala é qualquer refeição que fuja consideravelmente da dieta, podendo ser realizada no almoço ou jantar.

Fase Estabilização

Nas outras fases você submeteu seu organismo a viver controlado por regras mais ou menos difíceis que irão servir como guia ao longo de toda vida.

Mas cuidado, liberdade para comer não quer dizer comer qualquer coisa, tenha sempre em mente o controle do peso e não vá exagerar comendo alimentos que destroem o organismo, como frituras ou outros altamente calóricos.

A quinta-feira da proteína (1 dia de ataque)

Seguindo a orientação de cada etapa da Dieta Dukan, você irá alcançar seu peso ideal e ainda evitará o efeito sanfona, que é quando engordamos tudo de novo após fazermos uma dieta.

Exercícios para as 4 fases da dieta Dukan

É orientado realizar exercícios diários durante a dieta Dukan, uma simples caminhada matinal de 20 minutos já serão necessários. Sempre que puder, substitua sempre o elevador pela escada.

3 colheres de farelo de aveia

Para o resto da vida, 3 colheres de farelo de aveia passaram a ser uma rotina alimentar, mas não é escravidão, é uma orientação saudável do médico nutrólogo, criador da dieta.

Dieta Dukan passo a passo e as dicas

Faça sempre o consumo do farelo de aveia

Respeitando sempre a quantidade pedida em cada etapa do regime, o farelo de aveia é um alimento indispensável para o sucesso da dieta. Use o farelo para fazer panquecas, pão, rocambole, bolos e etc.

A água é um ponto forte do regime

Recomenda-se o consumo de 2 litros de água diariamente, pois evita o processo de intoxicação dos rins, que pode ser ocasionado pelo alto acumulo de dejetos proveniente de uma alimentação carregada de proteínas. A água favorece a filtragem saudável do corpo e potencializa a dieta.

Não pule o café da manhã

Está é a principal refeição do dia, é de suma importância que o café da manhã seja bem orientado, não pense que por deixar de fazer o uso da primeira refeição você irá favorecer a perda de peso, seria um engano.

Monte pratos coloridos

E metáfora dizer que comemos com os olhos, mas é bem verdade, tente variar bastante os pratos, para não se estressar durante o regime. Lembrando que, a dieta Dukan tem que ser seguida passo a passo para dar certo.

Peque leve nos exercícios

O médico criador da dieta afirma: “Atividades físicas muito intensas dão muita fome”, então, ele aconselha caminhar 20 minutos por dia, durante o regime.

Fugindo do efeito rebote

A fase de consolidação é de suma importância para evitar o efeito rebote, ela foi estabelecida para evitar o ganho de peso perdido, estude sobre ela, para cada quilo perdido é importante estabelecer 10 dias nesta fase.

Estou sentindo fome

Algumas pessoas reclamam de fraqueza, principalmente durante a primeira fase da dieta. Aumente o consumo de carne magra, coloque uma pitada de sal a mais, não existe quantidade de porções estipuladas para a primeira e segunda fase, a gama de alimentos que são permitidos, podem ser consumidos à vontade.

Regule o seu sono

Dito popular: “O sono alimenta”, se possível, durma 8 horas por dia. Se você dorme pouco o metabolismo desacelera e prejudica a queima calórica. Dormir pouco favorece a diminuição da saciedade.

Seja um gigante diante das críticas

Se alguém tentar, ousar ou se atrever a lhe desmotivar, seja um gigante diante dessas críticas. Muitos costumam dizer que a dieta é restritiva e você vai ganhar o dobro do peso depois. A dieta Dukan passo a passo é um sucesso, basta obedecer ao método que funciona. Durante o regime é possível comer de maneira saudável: frutas, verduras e proteínas, inclusive carboidratos, que aos poucos vão entrando na dieta.