A importância dos carboidratos na alimentação

Quando se fala em carboidratos, é normal as pessoas pensarem em massas, pão, arroz, batata, etc., ou seja, alimentos que engordam. Por isto, reduzem suas quantidades consumidas deste nutriente e comem outros alimentos, como proteínas. Existe dietas que mandam comer somente carne por vários dias! Conheça a importância dos carboidratos na alimentação, saiba como moderar o consumo destes para não ganhar peso e manter a saúde equilibrada.

Carboidratos como fonte de energia

Os macronutrientes são divididos em carboidratos, proteínas e gorduras e seu consumo é obrigatório para uma vida saudável. Eles são nossa principal fonte de energia, necessária tanto para exercícios físicos quanto para as tarefas cotidianas, além do funcionamento do organismo. Se não tivermos energia suficiente para estas atividades, o organismo a retirará das proteínas, ocorrendo perda de massa muscular.

a importância dos carboidratos na alimentação

Consumindo o carboidrato de forma eficaz

Para que seja possível suprir as necessidades de energia com a ingestão de carboidratos sem engordar, é necessário fazer o consumo eficaz deste grupo alimentar, ou seja, com amido associado à fibras. Alimentos integrais são excelentes exemplos, especialmente para quem pratica exercícios físicos.

O carboidrato deve ser a principal alimentação de atletas. Antes do treino, uma alimentação deste gênero produz energia para as atividades, além de recuperar os músculos quando em repouso, após o exercício. Além disso, o treino ganha mais desempenho e maior resistência à fadiga.

Qual a quantidade de carboidrato recomendada?

Já sabemos da importância dos carboidratos na alimentação, mas, qual a quantidade recomendada para o consumo diário?

Nós devemos fazer cinco ou seis refeições por dia e metade deste consumo deve ser à base de carboidratos. Se sua dieta tiver 2.000 calorias diárias, 1.000 devem ser obtidas por este nutriente em sua forma integral, de preferência. Atletas normalmente precisam de ingestão maior.  O carboidrato deve ser consumido em 6 porções diárias, por todos os indivíduos, o que consome mais da metade do prato.

Alimentos ricos em carboidratos

Arroz, biscoitos, pão e cereais integrais; mandioca, batata, granola, cereais matinais, aveia, frutas e legumes são excelentes formas de consumo de carboidratos. Eles nos fornecem a energia necessária, além de serem ricos em vitaminas A, B e C.

Carboidrato antes, durante e depois dos exercícios

Atletas precisam consumir carboidratos antes, durante (se possível) e depois dos exercícios. Consumir o nutriente antes do treino, entre três a quatro horas de antecedência, garante a digestão e absorção do nutriente, evitando sensações de fome e gerando energia.

Nestas refeições os atletas gostam muito de comer macarrão, pois este alimento é rico em carboidratos e pobre em gorduras. Os tipos feitos de sêmola e grano duro são ideais porque não contém gema e o molho recomendado é ao sugo, porque o tomate não possui gordura.

Após o treino é recomendável a ingestão de carboidratos leves, como pão, bolos e doces. Esta recomendação vale entre uma hora e uma hora e meia após o exercício e serve como reposição eficiente para o organismo. Lembre-se de comer um prato cheio de salada antes da refeição principal. Tempere-a com ervas, azeite ou limão, reduzindo o consumo de sal.

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