A importância das proteínas na alimentação

As proteínas são ingredientes fundamentais para a nossa dieta. Conheça um pouco sobre este grupo alimentar, onde encontrar e também a melhor forma de consumo. Enfim, a partir de agora você conhecerá a importância das proteínas para a nossa alimentação.

O que são proteínas?

São moléculas de aminoácidos. Cada proteína é a união de pelo menos três deles e elas têm função de reconstrução e manutenção de nossos órgãos e tecidos.

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A classificação das proteínas

As proteínas se dividem em dois grupos, de acordo com a sua origem: vegetal ou animal. As de origem vegetal são constituídas pelos aminoácidos não essenciais ao organismo, por isto são consideradas incompletas.

Já as proteínas de origem animal são ricas em aminoácidos essenciais e é completa. Quando dizemos que são essenciais, isso quer dizer que são proteínas que o corpo não consegue produzir e, por este motivo, devem ser consumidas na alimentação.

Qual a importância das proteínas

Como já foi citado anteriormente, elas possuem propriedades construtoras e reparadoras de órgãos e tecidos. Mas, as proteínas possuem inúmeras outras funções, como a formação de hormônios, enzimas e anticorpos.

Na digestão de alimentos ricos em proteínas, elas são quebradas e absorvidas pelo organismo, até que se formem grupos menores, os aminoácidos. Eles serão utilizados conforme as necessidades individuais, repondo o nutriente onde ele mais precisar.

A proteína para a musculação

Praticantes de atividades físicas necessitam de proteínas para o ganho de massa muscular. É através delas que os músculos se recuperam e aumentam de volume. O consumo regular de proteínas também contribui para a diminuição de gordura e aumento da massa magra.

Alimentos ricos em proteína

Agora que você já sabe a importância das proteínas para a nossa alimentação, precisa saber onde encontrar este nutriente e iniciar sua alimentação saudável. As mais ricas fontes de proteína de origem animal são carne, peixe, ovos, leite, queijo e iogurte. Você encontra boa concentração de proteína de origem vegetal na ervilha e soja.

As leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e arroz são consideradas boas fontes de proteínas de origem vegetal também. Mas, para que os benefícios sejam verificados, por causa da baixa concentração de aminoácidos essenciais, é interessante combinar os alimentos. Por exemplo: você pode comer arroz com feijão, se não comer carne por algum motivo.

Alimentos ricos em proteínas

Para você ter uma noção da quantidade de proteínas em determinados alimentos de origem vegetal ou animal, confira a concentração de proteínas abaixo.

A carne de frango é um alimento riquíssimo em proteínas, em uma porção de cem gramas você encontra em torno de 32,8 gramas do nutriente. Mas, um produto de origem vegetal, como a soja, possui, nas mesmas cem gramas, apenas 12,5 gramas de proteínas.

Alimentos ricos em proteínas magras

A melhor forma de ingerir proteínas é consumir os tipos magros, sem gordura. Dentre os alimentos de origem animal você pode preparar carnes sem pele e gordura, como de frango, de peru ou de peixe. A clara de ovo também é um excelente modo de consumo de proteínas magras.

A quantidade diária recomendada varia de acordo com as necessidades e objetivos de cada um. Em médio, é necessário de um a dois gramas de proteína pura para cada quilo de peso da pessoa. Atletas podem necessitar do dobro ou até mais.

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