A Dieta Dukan altera o ciclo menstrual?

Muitas mulheres se perguntam se a Dieta Dukan altera o ciclo menstrual. Algumas pesquisas apontam para a alteração do ciclo menstrual durante a fase de emagrecimento, isso se dá por causa da mudança hormonal que pode acontecer no organismo feminino durante o período das dietas de emagrecimento.

Especialistas afirmam que a perda de peso intencional através de dietas drásticas e treinos físicos exaustivos podem suprimir de maneira rápida a produção ovariana de progesterona.

Dieta Dukan x ciclo menstrual

a dieta dukan altera o ciclo mestrual

Muitas mulheres se preocupam em relação ao uso de anticoncepcionais hormonais no período que estão fazendo uma dieta rica em proteína.

Entretanto você não encontra nenhuma contra indicação na Dieta Dukan pelo uso de anticoncepcionais hormonais, porém você deve consultar um médico especialista para uma avaliação. Este sim, poderá dizer se a Dieta Dukan altera o ciclo menstrual.

Ainda assim vale a pena lembrar sobre uma possível alteração do seu ciclo menstrual e de como evitar a perda de eficácia da pílula anticoncepcional.

As informações fornecidas neste artigo não se referem apenas à Dieta Dukan, mas sim a todas as dietas a base de proteínas, fibras, carboidratos, entre outras.

É perceptível que as dietas a base de proteínas tragam transformações rápidas em todo o corpo.

Sendo assim, mudanças hormonais podem alterar o seu ciclo menstrual.

Se você fizer o uso de anticoncepcionais durante uma dieta rica em proteínas a menstruação pode atrasar. Procure um ginecologista para buscar um outro método anticoncepcional alternativo.

O ciclo menstrual pode ser alterado porque o organismo feminino quando queima gordura, libera estrogênios em uma carga maior, comprometendo a eficácia de alguns anticoncepcionais.

Alteração no ciclo menstrual relacionado a outros problemas

  • Estresse -> Mulheres que estão atravessando uma fase de estresse muito grande podem deixar de ovular. Alterando ou interrompendo o ciclo menstrual. Períodos pós-traumáticos podem impedir a ovulação, tais como: acidentes, traumas, luto, entre outros.
  • Ansiedade e depressão -> Um quadro de grande ansiedade ou depressão pode afetar diretamente o hipotálamo e a hipófase, estes enviarão alertas para os ovários impedindo a ovulação, conhecida também como amenorreia hipolâmica, alterando contudo o ciclo menstrual.
  • Excesso de peso -> A obesidade pode afetar diretamente o ciclo menstrual por causa da grande quantidade de gordura acumulada nos tecidos, os hormônios femininos são metabolizados e armazenados no tecido adiposo.
  • Sono irregular -> A insônia pode alterar a produção de hormônios e desequilibrar o ciclo menstrual feminino, principalmente se a causa do distúrbio for depressão.

Ciclo menstrual alterado

Ciclo menstrual alterado também pode ser o alerta do organismo para doenças como:

  • ovários policísticos,
  • mioma uterino,
  • endometriose, entre outros.

Quando ocorrerem alterações no ciclo menstrual, é recomendável interromper a dieta alimentar e procurar a orientação de um médico e de um nutricionista.

Também em Dietas vip

Leave a Reply